Diferença entre códigos de barras EAN-13 e UPC-A

Códigos de barras UPC-A são, na verdade, um subconjunto dos códigos de barras EAN-13. Se o primeiro dígito no número EAN-13 for um ‘0’, as barras que aparecem nos códigos EAN-13 e UPC-A (sem o ‘0’ inicial) serão idênticas. O deslocamento dos números legíveis a humanos abaixo difere entre os códigos UPC-A e o EAN-13. No entanto, esta é a maior diferença. Ambos os códigos podem ser lidos pela maioria dos leitores facilmente.

07 EAN-UPC

Quando você deve usar um EAN-13 vs um  UPC-A?

Códigos de barras no formato UCP-A têm sido tradicionalmente usados nos EUA, enquanto códigos do formato EAN-13 têm sido usados pelo resto do mundo. Hoje em dia, a maioria das lojas ao redor do mundo aceita códigos de barras em ambos os formatos. Entretanto, pode haver sistemas mais antigos que aceitam apenas um ou outro. Isso significa que se seu produto está sendo vendido nos EUA, códigos no formato UPC-A são melhores. Contudo, se seu produto é internacional, ou vendido em um país que não sejam os EUA, um código EAN-13 é mais indicado.

Por que isso ocorre?

A forma como um dígito é codificada em cada código de barras é de 7 blocos de branco ou preto tornando-se cada dígito. – Um conjunto completo de dígitos 0-9 é chamado de paridade. – Códigos de barras de varejo têm um mínimo de 2 paridades um para o lado esquerdo e outra para a direita. – Isso é para que eles possam ser digitalizados de cabeça para baixo e ainda retornar o número correto da maneira certa ao redor.

Originalmente, o sistema UPC de 12 dígitos foi criado na década de 1970 por George Laurer. – Estes trabalham com duas paridades diferentes – uma paridade ímpar lado esquerdo e um lado direito até mesmo a paridade (cada um com 6 dígitos) – as paridades para estes podem ser vistos no anexo.

Mais tarde, um EAN-13 sistema de 13 dígitos foi introduzido como um super conjunto de códigos de barras UPC. Estes foram deliberadamente concebida para ser usado em conjunto com os códigos de barras UPC-A. E, portanto, empregada tanto a paridade ímpar à esquerda e à direita paridade par dos códigos de barras UPC, mas acrescentou uma paridade adicional (a paridade de esquerda, mesmo), que era para ser usado em uma seleção dos dígitos lado esquerdo –

O lado esquerdo e direito dos códigos de barras EAN-13 ainda estão divididos em 6 dígitos cada. Então o dígito inicial determina qual a combinação dos 6 primeiros dígitos usará a esquerda paridade par recém-criado. Assim, em nenhum código de barras EAN-13 é o primeiro digito codificado no código de barras, no entanto, faz determinar a forma como os outros dígitos são codificados.

– No caso de uma das principais ‘0’ como com os nossos códigos de barras, o 0 determina que todos os 6 dígitos iniciais usará a paridade ímpar para a esquerda, o que significa que as barras têm a mesma aparência como um código de barras UPC faria sem o ‘0’ – Como a versão UPC também só usa a paridade ímpar.

Como é que eles digitalizar?


Uma vez que as barras reais são a única parte do código de barras que é digitalizado (isto é, o leitor não estiver a ler os dígitos do código de barras a seguir), um código de barras EAN-13 com um ‘0’ na parte da frente, por vezes, pode ser confundido por scanners como um UPC código de barras sem a ‘0’ e vice-versa. Esta é em grande parte a ver com o que o scanner ou sistema de software está esperando para ver. Muitas vezes isso ocorre quando um código de barras que não está ligada no sistema é digitalizado – O software não tem nenhum ponto de referência para o formato do código de barras deve ser, e, portanto, pressupõe que ele é o formato UPC. Quando o primeiro número é adicionado ao sistema no formato de 13 dígitos e ligado ao produto no sistema (isto é, geralmente, como lojas de adicionar o código de barras com base na informação fornecida na sua forma comprador), que tende a digitalizar apropriadamente como um EAN -13 formato de código de barras.

Muito poucas lojas tiveram problemas com isso no passado. E quando ocorrem problemas, eles geralmente são resolvidos facilmente. Se você está indo nos Musgraves na Irlanda, eles preferem que você preencha o seu código de barras em seu formato UPC em sua forma comprador (sem o primeiro “0”) e afirmam que o formato é UPC – se isso for feito, eles não têm problemas usando nossos códigos de barras.

Entre em contato conosco se você tiver quaisquer dúvidas sobre isso.