Glossário de termos sobre códigos de barras

Aqui você pode encontrar definições para os termos usados na indústria de códigos de barras.

A altura das barras mais baixas em um código de barras. Refere-se às barras apenas e não inclui o número na base.

Codificação é a informação a partir da qual o código de barras foi gerado. No caso de um código de barras EAN-13, isso se refere ao número de 13 dígitos.

Um tipo de código de barras 2D com um centro em forma de pirâmide asteca com um padrão no centro do código usado pelo leitor para estabelecer um ponto central. São usado primariamente para tickets de provedores de transporte como a Eurostar.

GTINs são Números de Identicação de Comércio Global (Global Trade Identification Numbers). Referem-se a quaisquer códigos de barras usados no varejo como parte do sistema GS1. Podem ser GTIN-13’s (ou EAN-13’s), GTIN-12’s (UPC-A) ou GTIN-14 (ITF-14).

Código de barras matricial, também chamado código de barras 2D – Refere-se a códigos de barras que codificam informações tanto vertical, quanto horizontalmente, diferentemente de códigos de barras 1D tradicionais. São capazes de codificar muito mais informação que códigos de barras normais. QR Codes são o tipo mais comum.

Uma imagem usada para armazenar uma pequena quantidade de informação a ser facilmente lida por um leitor de códigos de barras ou aplicativo de celular.

Refere-se aos três primeiros dígitos do número de código de barras que indicam de qual organização membro GS1 o código provém. Um mal entendido comum é que isso mostra o país de origem do produto, quando, na realidade, apenas mostra os país de origem do próprio código.

Um código de barras 2D pontilhado usado para alguns serviços postais. Apesar de poder codificar apenas pequenas quantidades de informação, um alvo central permite que seja lido mesmo quando um pacote está se movendo rapidamente.

Uma simbologia de códigos de barras usada geralmente para rastreamento de ativos. Pode codificar apenas dados numéricos. Tem alta densidade de dados, portanto, itens bem pequenos devem ser classificados com ele, ao invés de código-39, já que código-128 é lido mais facilmente.

Uma simbologia de código de barras usada geralmente para rastreamento de ativos.Pode codificar dados alfanuméricos (letras e números). Código-39 tem baixa densidade de dados, portanto, pequenos bens não devem ser classificados com ele, já que pequenos códigos de barras desse tipo podem ser difíceis de ser lidos.

Também chamados Códigos de Barras Matriciais – Refere-se a códigos de barras que codificam informação tanto vertical quanto horizontalmente, diferentemente dos códigos 1D tradicionais. São capazes de codificar muito mais informação que códigos de barras normais. Códigos QR são o tipo mais comum de códigos de barras matriciais.

Códigos de Barras de Números Internacionais Padrão de Livros (International Standard Book Number) são códigos de barras usados em livros. Começam com 978 ou 979 e são produzidos como códigos de barras usando a simbologia EAN-13, geralmente com o texto acima.

Códigos de Barras de Números Seriais Internacionais Padrão (International Standard Serial Number) são códigos de barras de 13 dígitos que foram convertidos de um número ISSN de 8 dígitos. O código de 13 dígitos é codificado usando a simbologia EAN-13 em um código de barras que é usado em revistas e outros periódicos.

São números sequenciais geralmente codificados nos formatos de códigos de barras Código-39 ou Código-128. Rótulos com diferentes números de códigos em cada são colados a ativos de um negócio para manter controle sobre o que entra e sai. Esses formatos de códigos de barras são usados dessa maneira em bibliotecas para empréstimo de livros também.

Códigos de Resposta Rápida (Quick Response) são o tipo mais comum de códigos de barras 2D. Primeiramente desenvolvidos pela Toyota, estes códigos agora são usados no mundo inteiro para codificar uma grande variedade de outras informações. São primariamente utilizados para redirecionar smartphones automaticamente para endereços de URL quando lidos.

Um dígito adicional que é calculado utilizando-se um algoritmo especial e adicionado ao final do códido de barras. Ajuda a assegurar que o código de barras não seja colocado de maneira errada por engano, já que se um dígito estiver incorreto, o dígito de checagem será outro. Também conhecido como dígito de check-sum.

European Article Number – Número Europeu de Artigo é um padrão de códigos de barras para varejo de 13 dígitos usado quase exclusivamente ao redor do mundo. Apenas nos EUA utiliza-se os códigos de barra UPC-A mais comumente, embora as lojas também aceitem códigos EAN-13. EAN-13 pode se referir ao número do código de barras ou ao formato de códigos de barras.

Refere-se à opção de compra que alguns varejistas de códigos de barras oferecem, onde tanto o número do código de barra quanto as imagens do código podem ser compradas ao mesmo tempo. Isso pode incluir registro de código de barras.

Especificações se referem às dimensões que o código de barras deve ter em um produto, de forma a ser aceito oficialmente. Lojas têm diferentes níveis de tolerância para códigos de barras que não se enquadram nessas especificações. Lojas menores costumam não se preocupar tanto.

Refere-se ao tipo de arquivo de imagem do código de barras, a simbologia do código de barras ou como o código se divide em seções.

GS1

GS1 ou Global Standards One, é a organização internacional que implementa e reforça padrões de códigos de barras. Códigos de barras podem ser comprados através deles, apesar de geralmente haver a necessidade de pagamento de uma taxa inicial de adesão, assim como taxas anuais de filiação.

ITF-14’s ou ‘dois de cinco intervalados’ são códigos de barras criados a partir de um número EAN-13 (adicionando-se um dígito inicial) para serem usados em caixas de produtos com códigos EAN-13. São códigos de barras grande impressos em caixas de 6 ou 12 de um mesmo item para serem usados apenas para propósitos de controle de estoque e não para venda no varejo.

Para especificações de códigos de barras – Refere-se à largura total de todas as barras. Exclui as zonas de silêncio dos dois lados das barras.

Um tipo de código de barras 2D usado em engenharia e indústrias de manufatura. Usado para localizar componentes individuais durante o processo de manufatura.

Códigos de Barras de Números Internacionais Padrão de Livros (International Standard Book Number) são números de 13 dígitos começados em 978 ou 979 usados em livros.

Código de Barras de Números Seriais Internacionais Padrão (International Standard Serial Number) é um número de 8 dígitos fornecido a criadores de revistas e periódicos que pode ser convertido para códigos de barras de 13 dígitos para revistas.

Números de Localização Globa são números de 13 dígitos exigidos por algumas lojas como pré-requisito para negócios. Esses números únicos são usados como identificadores de localização. São obtidos através do GS1 e fornecedores alternativos.

Uma maneira com que um conjunto de números (0-9) pode ser codificado para ser lido por um leitor de códigos de barras. Cada número no par deve ser representado por uma cominação diferente de espaços pretos e brancos nos códigos de barras. Cada par usado na codificação de um número código de barras deve ser totalmente diferente de todos os outros pares usados na simbologia de códigos de barras.

Um tipo de código de barras 2D usado para cartões de identificação e tickets eletrônicos. São geralmente usados provedores de transportes.

Refere-se à seção de um número de código de barras seguindo 3 dígitos iniciais. O prefixo de empresa é a seção seguinte que não muda ao longo de toda a seleção do código de barras da empresa. Seu comprimento é determinado pela quantidade de números individuais de códigos de barras a empresa possui (se possui 10.000 números de códigos de barras, o prefixo da empresa precisa ser mais curto para caber dentro do limite de 13 dígitos, por exemplo).

Um serviço opcional oferecido por alguns fornecedores alternativos de códigos de barras para aumentar o perfil de códigos de barras na internet e assegurar que as informações do produto apareçam quando o código de barras for lido por um aplicativos para telefones celulares. Não há banco de dados para registro obrigatório de números de códigos de barras.

Simbologia é o tipo de código de barras ou maneira como ele é codififcado. Esta palavra pode ser substituída por formato. A simbologia é uma combinação de paridades usadas e a ordem em que são usadas.

Códigos Seriais de Container de Transporte (Serial Shipping Container Codes) são códigos de barras de 18 dígitos (com mais 2 dígitos adicionais de identificação de aplicação) usados em pallets de grandes lojas de varejo. Cada pallet precisa de um código SSCC diferente.

Universal Product Code (Código Universal de Produto) – Um tipo de código de barras para varejo usado predominantemente nos EUA (apesar de ser teoricamente aceito no mundo todo). Estes números de 12 dígitos são codificados em Simbologia UPC-A. São, na verdade, um subconjunto dos números EAN-13.

Um formato de texto usado para codificar eventos de calendário em código QR para que, quando for lido, o telefone automaticamente adicione o evento ao calendário do mesmo.

Um formato de text usado para codificar informações de contato em um código QR que, quando lido, adiciona automaticamente as informações de contato ao telefone.

Um serviço adicional oferecido pelo GS1 e alguns revendedores de códigos de barras que consiste em um teste de leitura do código de barras da maneira como será impresso no produto para estimar como ele será lido em diferentes ambientes. Geralmente isso não é necessário, mas alguns varejistas grandes fazem essa exigência. O código de barras precisa seguir estritamente às especificações de códigos de barras para ser aprovado.

Zonas de Silêncio (Quiet Zones) são parte das especificações de códigos de barras que se referem a espaços em branco de cada lado das barras. Devem ter um certo tamanho para que o código de barras seja lido corretamente e para caber nas especificações oficiais. Às vezes, um ‘>’ é utilizado para indicar o tamanho que a zona de silêncio deve ter.